COMO RECONHECER UM ATAQUE DE PHISHING NA SUPERAUTO E COMO EVITÁ-LO?

APRENDE A SER #FRAUDBUSTER

 

Dicas de segurança

A maioria dos anúncios são publicados por pessoas honestas e de confiança. Assim, você pode fazer negócios excelentes. Apesar disso, é importante seguir algumas regras de bom senso para evitar qualquer tentativa de fraude ou burla.

Dicas:

  1. Faça negócios com pessoas que você pode conhecer pessoalmente.
  2. Nunca envie dinheiro por deposito ou transferencia bancária ou outros sistemas de pagamento anónimos.
  3. Não aceite cheques.
  4. Faça perguntas acerca da pessoa, confirmando o nome, endereço e número de telefone da fonte.
  5. Mantenha cópias de toda a correspondência (e-mails, anúncios, cartas, etc.) e detalhes da pessoa de contacto.
  6. Se um negócio parece bom demais para ser verdade, há todas as chances de que possa estar a ser enganado

Reconheça tentativa de golpe:

 

A maioria dos golpes tem uma ou mais destas características:

  1. A pessoa está no exterior ou a viajar para o exterior.
  2. A pessoa recusa-se a conhecê-lo pessoalmente.
  3. O pagamento é feito por prestações ou através de deposito, transferência bancária ou cheque.
  4. Muitos erros ortográficos no anúncio.
  5. Os textos parecem ter sido copiados e colados.
  6. O negócio parece bom demais para ser verdade.
  7. Tem pressa de fechar o negócio.

Afinal, o que é o phishing?

O phishing é uma fraude comum que tenta induzir a partilhar dados pessoais, como a password, o nome de utilizador, dados do passaporte ou informações bancárias (como o número do cartão e os códigos de segurança).

Na maior parte dos casos, este método é utilizado através do envio de uma mensagem, por WhatsApp ou SMS, que contém um endereço a que pode aceder rapidamente. Os burlões vão insistir para clicar no endereço e introduzir os seus dados pessoais.

Se, de facto, introduzir os seus dados, estes servirão para roubar o teu dinheiro.

Como funciona um ataque de phishing através do WhatsApp?

Fique a conhecer os passos dos burlões para saber o que fazer e não ser alvo de burla!

1.

Entram em contacto fora do chat do SuperAuto

Os burlões contactam por WhatsApp, porque têm acesso ao número de telemóvel que é apresentado no anúncio. Perguntam se o artigo está disponível, mas esta mensagem tem vários erros gramaticais. Na verdade, vão parecer cidadãos estrangeiros que utilizam ferramentas de tradução. Insistem num método de entrega ou método de pagamento e persuadem a acreditar que são pessoas de confiança ao enviar imagens de páginas do centro de ajuda.

Tenha sempre muito cuidado com estes contactos!

2.

Enviam um endereço para efetuares um pagamento

O endereço redireciona para um site, geralmente muito semelhante ao site do SuperAuto. Nesse site, pedem-te para introduzires os teus dados bancários. Se estiverem à espera de receber dinheiro, não devem, em circunstância alguma, indicar o número do teu cartão, a data de expiração e o CVV. Assim que introduzirem os dados, o dinheiro será roubado! Em vez disso, indiquem apenas o IBAN.

 

 

Nunca introduzam os dados em sites que não conheçam!

 

3.

Vão insistir para introduzir os dados

Os burlões vão querer comprar o artigo, mas pressionam como se estivessem com pressa.

 

A esta altura, devem interromper a conversa e denunciar o utilizador. Na denúncia, podem partilhar uma captura de ecrã da vossa conversa, o número da pessoa em questão e o endereço que a mesma te enviou.

 

 

Contacta o apoio ao cliente do SuperAuto.

Não esquecer:
O cartão serve apenas para fazer pagamentos! Não serve para receber dinheiro! Se quiserem receber dinheiro, utilizem o vosso IBAN.

Tem dúvidas sobre uma mensagem suspeita?

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